Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Como sacar FGTS do meu ente querido falecido?

há 5 anos

É possível? É preciso inventário? Como devo proceder?

A dor de perder um ente querido, sabemos, é muito grande; suas dificuldades se multiplicam emocional e materialmente. Em meio às emoções penosas, ainda temos de encontrar meios econômicos de seguir em frente sem um pai, uma mãe, um companheiro ou companheira... As contas podem se amontoar e nos desesperar quase tanto quanto a perda.

Por isso é importante saber que é possível, sim, sacar o FGTS de uma pessoa que faleceu, isso sem antes passar pelo penoso (e demorado) processo de inventário, nem esperar pelo calendário de saques que costuma ficar entre março e abril.

Segundo a Lei 6.858/88, os valores devidos pelo empregador ao empregado, além de FGTS e PIS/PASEP que não forem recebidos em vida, poderão ser sacados pelos dependentes habilitados junto ao INSS ou, na sua falta, pelos seus sucessores, por meio de um alvará judicial.

Ou seja: por meio de um processo rápido e extremamente simples, é possível pedir à Caixa Econômica Federal o pagamento dos valores que não tiverem sido sacados pelo falecido.

Para tanto, é preciso a certidão de dependentes do INSS, um atestado de óbito e os documentos de identificação pessoal dos habilitados (ou, na sua, ausência, dos herdeiros), além do número de PIS/PASEP do falecido.

  • Sobre o autorEscritório militante de advocacia criminal
  • Publicações12
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3787
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-sacar-fgts-do-meu-ente-querido-falecido/674255234

Informações relacionadas

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 2 anos

Certidão de Dependentes do INSS: O Que É e Como Solicitar

Wendel Lamarthe Nobre Gomes, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo de Alvará Judicial para levantamento de valores relativos ao FGTS retidos junto à CEF

Gevaerd e Benites Advogados, Advogado
Notíciashá 4 anos

Quem deve ser o inventariante no processo de inventário e partilha?

Dependentes podem sacar FGTS de parente falecido

Maria Iara Henrique Advocacia, Advogado
Artigoshá 2 anos

É crime sacar valores da conta do falecido?

11 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa tarde, mais como eu consigo sacar se minha mãe não chegou a ter aposentadoria, e, ela não tem bens a inventariar? Pelo que verifiquei no INSS, ela não tem dependentes, mais na realidade tem eu e minha irmã? Como proceder? continuar lendo

é preciso a certidão de dependentes do INSS, um atestado de óbito e os documentos de identificação pessoal dos habilitados (ou, na sua, ausência, dos herdeiros), além do número de PIS/PASEP do falecido continuar lendo

Voce e sua irmã, munidas de Certidão de nascimento/casamento - RG - CPF e atestado de óbito, precisarão ir até o INSS e se habilitar na condição de dependentes para posteriomente o INSS emitir a certidão onde conste o nome de voces. em posse desse documento e os demais da lista acima, será possível a expedição de alvará para esse fim. Lembre-se que o FGTS é diferente de aposentadoria. Portanto o alvará pode ser especifico destinado a Caixa Economica Federal para fins de levantamento do FGTS em nome da de cujus. continuar lendo

Você terá que entrar com uma alvará judicial, constando o nome dos dependentes. Procure um advogado especializado na área de Direito das Sucessões.

Boa Sorte! continuar lendo

Vale ressaltar que o alvará era pra ser um processo rápido e extremamente simples, como dito na matéria. Porém o que se vê nas comarcas Brasil á fora são pedidos de alvará que demoram de 2 a 5 anos. continuar lendo

Na minha Comarca a juíza da Vara competente além dos documentos ilustrados acima, exige a certidão de inexistência de testamento. continuar lendo

Boa tarde!

Esclarecedor artigo, contudo, importante mencionar que o inventário, neste caso, somente seria dispensado se o de cujus não deixou bens a inventariar.

Tenho um caso idêntico em que pedi o alvará, mas tive que converter em inventário, pois, havia um bem móvel.

Saudações! continuar lendo